top of page

PARTE 8 - Dimensões Escondidas de Letramento e autoria: qual a relação entre eles?

  • leticiasilveiramz
  • 9 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura

Já fiz alguns posts aqui relacionados ao que venho desenvolvendo em minhas pesquisas desde a graduação, até agora no mestrado. Para quem não leu minhas outras postagens, eu estudo Letramento Acadêmico como prática social desde o terceiro ano de faculdade e nunca mais me separei desse tema! Ultimamente tenho lido bastante sobre autoria na perspectiva do mercado editorial, que se relaciona diretamente com as noções de autor que encontramos nos estudos sobre os processos de produção dos textos científicos.


Assim como na literatura, o processo editorial de artigos acadêmicos é bastante complexo (já falei um pouco aqui na parte 3 e na parte 4), e depende de inúmeras mãos e cabeças para acontecer. De fato, quando citamos autores em nossas pesquisas, não citamos todos aqueles que participaram do processo editorial. Não se cita os revisores, pareceristas, editores, tradutores (algumas vezes, sim). Na realidade, se você tiver interesse em saber quais são os responsáveis pela produção daquele produto editorial, é necessário que você busque pela referência o livro ou revista em que o artigo circula e ver os nomes de todos envolvidos diretamente no editorial. No momento da citação do texto e da referenciação, encontramos apenas o nome do autor e da instituição, editora ou revista.


De fato, o autor é o responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, pelas inúmeras leituras, inúmeras neuras e noites sem dormir. Claramente, não quero retirar a grande responsabilidade e importância deste ator para a produção do texto, claramente, ele é a base de tudo, sem ele, não há produção. Mas, existem muitos outros fatores extras e intra linguísticos para que o autor se reconheça como autor, que não somente o papel dos demais profissionais, extremamente competentes, que trabalham nos textos até eles serem publicados.


Brian Street (2010) nos apresenta uma tabela sobre dimensões “Escondidas” na produção de artigos acadêmicos que destaca especialmente o modelo dos letramentos acadêmicos. Nesta tabela, são apresentados os seguintes tópicos interdependentes: enquadramento, contribuição, voz do autor, ponto de vista e estrutura. Esses tópicos são muito importantes para pensarmos acerca do "autor" do texto, pois eles irão abordar justamente as principais questões que abordam a autoria: autoridade, autenticidade e legitimidade. No que diz respeito diretamente ao autor, consideramos aqui a "contribuição", a "voz do autor" e o "ponto de vista", uma vez que as demais dimensões estão mais ligadas aos aspectos do gênero discursivo e aos aspectos metodológicos.



Contribuição

Esse aspecto do texto nos remete diretamente a leitura de outros textos da área de pesquisa. Ou seja, se preciso pensar na contribuição da minha pesquisa para a área de conhecimento, devo pensar, principalmente, para que estou escrevendo aquilo. Essa resposta nos será dada quando lermos e nos remetermos a intertextualidade e a polifonia. Assim, o que já foi dito, quem disse e o que veio antes é de extrema importância para que eu pense sobre a legitimidade do que estou dizendo, a depender da circulação e citação dos textos e autores que precedem e reaparecem no meu próprio texto. De tal forma, a autoria fica, mais uma vez, atrelada à noção de que nunca somos a origem do dizer, pois muito antes há aqueles que antecederam a nossa fala e permitiram com que nosso dizer fosse autorizado e, consequentemente, legitimado.


Voz do autor

A voz do autor se refere ao “fazer-se entender” como um sujeito situado ao apresentar seu texto. O autor não aponta apenas dados de forma objetiva assim como muitos calouros acreditam ser o certo, mas ele também deve mostrar sua capacidade, experiência e conhecimento de forma subjetiva. Essa identidade é construída através da permissão de discussões presentes no próprio texto. Este tópico no remete diretamente ao aspecto de autenticidade. Brian Street (2010) cita o texto “Discursos Disciplinares: A Postura do Escritor em Artigos de Pesquisa” do autor Ken Hyland, que oferece uma maneira útil de descrever e analisar o processo de escrita acadêmica. Ele faz isso documentando as maneiras pelas quais os acadêmicos escrevem em diferentes contextos, que refere-se às maneiras com que os escritores projetam em seus textos para comunicar com integridade, credibilidade, comprometimento e a relação que mantêm com o tema e com os leitores.


Ponto de vista

Neste aspecto, observaremos que o autor irá demonstrar seus interesses através de atitudes avaliativas e científicas após a demonstração de dados comprovados ao longo de seu trabalho, fator que virá de sua reflexividade sobre todo tema abordado. Essa marca no texto trará um aspecto de autoridade do dizer: o autor se identifica como uma pessoa/agência, e comprova, a partir de fatos e confirmações científicas realizadas por ele mesmo, a hipótese e o argumento que quer comprovar durante todo trabalho.


Concluindo essa breve reflexão sobre autoria e dimensões escondidas de letramento, conseguimos perceber que o conceito de autoria estará sempre relacionada com as responsabilidades do dizer. Ou seja, é preciso que os autores sejam autorizados para que sua autoridade, autenticidade e legitimidade sejam comprovadas. E isso não ocorrerá somente com a citação e circulação do texto, mas também, através de aspectos linguísticos de produção textual que envolvem muito mais que os profissionais responsáveis pelo processo (que é um fator também a ser - muito - considerado ao falarmos sobre autoria, já que o autor só não faz verão), como os aspectos discursivos que envolvem a voz do autor, o ponto de vista e a contribuição do trabalho. Enfim, esses aspectos, juntos, entre muitos outros, permitirão a legitimidade autoral em uma determinada comunidade discursiva.


Obrigada a quem leu até aqui!


Até já!


Letícia


Referência

STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, pp. 541-567, jul./dez. 2010.

 
 
 

Comentarios


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page