top of page

SIGA

Bancada do Batom: CHEGOU A NOSSA VEZ!!

Você pode não saber, mas a luta da mulher por reconhecimento na política existe há anos. É ainda de se estranhar que atualmente existam pouquíssimas mulheres líderes no mundo todo, tendo em vista que as lutas pelas conquitas femininas na política começaram há mais de 250 anos.

Pois é, 250 anos de luta para nos encontrarmos em um mundo liderado por homens. Sorte que ainda dizem que "devagar se vai longe", pois essa luta não vai acabar tão cedo...

Tudo começa em 1759, quando a escritora Francesa Olympe de Gouges publica a Declaração dos Direitos das Mulheres. Você consegue imaginar falar em direitos de mulheres em pleno século XVIII, quando a energia ainda estava sendo criada? Incrível, não é? Foi um grande passo para a luta da igualdade de gênero.

Você se lembra que devagar se vai longe? Bom, nem tão longe, mas bem devagar! Após quase 90 anos da publicação da Declaração dos Direitos das Mulheres, ocorreu nos EUA, em Nova York, a Convenção em Seneca Falls, o primeiro encontro sobre direitos das mulheres. A Convenção deve ter sido maravilhosa, amigas, pois após 20 anos, o estado Wyoming, também nos EUA, foi o primeiro do país a ourtorgar o direito de voto feminino. A união faz a força né, manas? Talvez nos mudaríamos pra lá se vivêssemos nessa época.

Todas sabemos que esse foi só o começo, após cerca de 150 anos de lutas, mortes, conquistas e derrotas, eis que surge, em 1940, a primeira presidente do país no mundo todo: Khertek Anchimaa-Toka, na República de Tova, na Ásia.

Então, devagarinho, vamos assumindo nossas conquitas no mundo todo, e hoje, incrivelmente, podemos encontrar grandes potências mundiais lideradas por mulheres, ou ao menos, mulheres importantíssimas que possuem grande influência social em nações de primeiro mundo, como Michele Obama, nos EUA.

Atualmente, encontramos cerca de 18 mulheres liderando importantes cargos políticos:

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/10/101031_mulherespodervale_pai.shtml

É TUDO CULPA DA DILMA!

Não vamos discutir políticia, não é mesmo, migas? Mas vamos combinar que não há nada mais deprimente que se deparar com xingamentos contra a nossa presidenta.

VACA, GORDA, BALEIA, LUGAR DE MULHER É NA COZINHA!

Queridos, até quando?

Deprimente, é uma regressão sem tamanho! Depois de tanta luta, como falamos no começo do texto, ainda assim encontramos fortes resquícios na nossa sociedade, não é? "Mulher na política? Como assim?", "Se mulher não sabe nem votar, imagina gorvernar!". Pois é, querido, se o ser humano ainda pensa dessa maneira, com certeza nunca teremos bons governantes, homens ou mulheres, já que se votam por gênero e não por competência. VOTAR NUMA MULHER? IMAGINE!

Não existe, na história do Brasil, tamanha revolta contra um presidente homem e ainda acho pouco provável que exista ou existirá esse discurso de ódio contra qualquer presidente no mundo todo. A sociedade está totalmente despreparada para encontrar uma mulher no poder, e isso é de preocupar, não é?

VOCÊ SABIA?

A UEIM em luta com as mulheres

A luta é longa né, manas? Aqui na UEIM podemos encontrar uma cartilha fofíssima de 1996 para mulheres candidatas a vereadoras. A cartilha da IPEA nomeada "Mulheres sem Medo do Poder: Chegou a Nossa Vez" circulou gratuitamente no Parlamento Nacional para incentivar e instruir mulheres candidatas ao cargo de vereadora na câmara do Rio de Janeiro, nomeando a bancada feminina como a Bancada do Batom. Maravilhoso, não é?

Vale a pena ler essa belezinha! Então, venham conhecer bem de pertinho. Tá bem?


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.
bottom of page